quarta-feira, 22 de abril de 2009

INTRODUÇÃO - DENSIDADE



DENSIDADE - Conceitos

A densidade é a proporção existente entre a massa de um corpo e seu volume. Desta forma pode-se dizer que a massa volúmica mede o grau de concentração de massa em determinado volume, sendo uma grandeza adimensional, devido ao quociente.
Pode-se descobrir a densidade da água com o sal, açúcar, madeira, isopor, ferro, alumínio, chumbo, dividindo a massa pelo volume de cada elemento


A água é geralmente tomada como referência. Quando se diz que um corpo tem uma densidade de 5, quer dizer que tem uma massa volúmica 5 vezes superior à da água (no caso dos sólidos e líquidos).A densidade da água à pressão normal e à temperatura de 25ºC, é de 1,00 g/cm³, e a 4 ºC, onde se atinge sua densidade máxima, é de 1,03 g/cm³.
O gelo ou, água no estado sólido, possui uma massa volúmica inferior àquela apresentada pela água em seu estado líquido (0,97 g/cm³), propriedade rara nos líquidos, que se explica pela polaridade da molécula da água e pelo aumento da distância média entre partículas.
Quando a matéria se expande, sua massa volúmica diminui e quando a matéria se contrai, sua massa volúmica aumenta. Com este conceito tem-se uma unidade de medida, que pode ser dada em gramas (g) por centímetros cúbicos(cm3).Por convenção: 1 centímetro cúbico de água, tem a massa de um grama, ou 1g/cm3.
A massa volúmica depende da massa dos átomos ou moléculas individuais e do volume efetivo ocupado pelas mesmas, seja no sólido, no líquido ou no gás. Se uma dada substância, em qualquer estado físico, apresenta massa molecular cinco vezes maior que outra nas mesmas condições de temperatura, pressão e outras coordenadas, a densidade da primeira será cinco vezes maior que a da segunda.
A unidade mais conhecida é gramas por mililitro (g/mL, embora a densidade padrão pelo Sistema Internacional de Unidades (SI) seja o quilograma por metro cúbico (kg/m3).

Podemos caracterizar uma substância através de sua densidade.
Água......................................0,997g/cm3
Álcool etílico...........................0,789g/cm3
Alumínio................................2,70g/cm3

Chumbo...................................11,3g/cm3 Diamante..................................3,5g/cm3 Leite integral............................1,03g/cm3
Mercúrio .................................13,6 g/cm3

A densidade nos informa se a substância de que é feito um corpo é mais, ou menos compacta: os corpos que possuem muita massa em pequeno volume, como os de ouro e de platina, apresentam grande densidade. Corpos que possuem pequena massa em grande volume, como os de isopor, cortiça e os gasosos em geral, apresentam pequena densidade.
Relativizando dois elementos, se dizemos que o chumbo possui maior densidade do que o alumínio, isto significa que, num dado volume de chumbo há mais matéria que em uma mesma quantidade de alumínio.

Marina A. Fanelli, Maria Beatriz Vieira e Leandro Sato - 3°C

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário